Av. Dr. Adhemar de Barros, 566 - Sala 1008.

(12) 4102-0710

Ligue Agora

(12) 4102-0710

Horário de Funcionamento

Seg-Sex: 09:00-20:00 Sáb :09:00-18:00 Dom: 09:00-12:00

Agenda

O seu sorriso perfeito está à um clique de distância!

Ligue Agora

(12) 4102-0710

Horário de Funcionamento

Seg-Sex: 09:00-20:00 Sáb :09:00-18:00 Dom: 09:00-12:00

Agenda

O seu sorriso perfeito está à um clique de distância!

Cuidado com o cafezinho!!

Tem gente que não consegue sobreviver um dia sem tomar um cafezinho, então vamos lá… Se você é um desses, segue algumas dicas importantes!

O café, seja de que forma – do pingao ao macchiato -, tem dois grandes problemas com o seu cirurgião-dentista de confiança:

  • Ele possui certa acidez (a variar com o tipo, é claro)
  • Ele possui uma pigmentação extremamente forte

Pois então, como essas duas características podem tornar uma das bebidas mais sensacionais do mundo (sim, nós também achamos!) em vilã para alguns cirurgiões-dentistas?

Bem, quanto maior a exposição do dente à pigmentos fortes, maior a ação sobre a estrutura dentária, principalmente o esmalte, trazendo a cor do dente à tons mais amarelados.

A acidez do café, por sua vez, atua como qualquer outro ácido sobre o esmalte, deixando-o mais poroso, o que também pode potencializar esse manchamento.

Com isso em vista, o que podemos fazer para amenizar os riscos e manter o nosso cafezinho em nossas rotinas?

São pequenos detalhes que, à longo prazo, podem fazer uma grande diferença! Uma das dicas é esperar ao menos 30 minutinhos para escovar os dentes após tomar o seu café, para evitar o desgaste do esmalte que foi exposto ao PH mais ácido da bebida, e nesse interim, fazer um belo bocheco com água para evitar o contato do café com os dentes por muito tempo, diminuindo assim a chance de manchamentos.

Outra dica importante é, se possível, logo após o cafézinho e o bochecho, ingerir os alimentos denominados detergentes, como maçã, pera, cenoura, etc, que atuam de forma a “limpar” os dentes pela própria ação mastigatória, além de estimularem a salivação, que ajuda e muito a equilibrar o PH da boca.

Tem alguma dúvida?

Entre em contato! Trabalhamos para sempre trazer conteúdo de qualidade para vocês!

Bom cafézinho,

Até a próxima!!

Felipe Peloggia

Cirurgião-dentista e sócio-fundador da INTEGRA Odonto SJC. Escreve sobre tudo o que envolve o dia a dia dentro e fora do consultório odontológico. Atua como clínico-geral, com ênfase em cirurgia, prótese e estética dentro da reabilitação oral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *