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Falta: Todos perdem, inclusive (e principalmente) você!

Vamos falar um pouco sobre uma das grandes super-vilãs de consultórios mundo afora: a falta!

Mais precisamente, a falta não comunicada à recepção com ao menos duas horas de antecedência. Essa sim tem um potencial danoso de grandes proporções… E se você pensa que os únicos afetados são os que atendem pelo prefixo de Dr. e Dra., deixe-me explicar o porquê dessa linha de pensamento ser errada:

Há atualmente um grande esforço na área da saúde de otimizar ao máximo a agenda diária dos profissionais cujo ofício é analisar, diagnosticar e tratar e enfermidades diversas, seja por softwares sofisticados, estratégias operacionais com a equipe do consultório/hospital, campanhas de conscientização (como aqueles pôsteres em algumas salas de espera, com a frase “a única coisa que não pode faltar na sua consulta é você”), etc . Nós vemos empresas de tecnologia empenhando-se cada vez mais para nos trazer soluções para um manejo eficiente de nossas agendas, o que reflete uma necessidade real dos profissionais da saúde por essas soluções.

Todos perdem, inclusive (e principalmente) você!

Essa é a maior das verdades. Gostaríamos de lembrar que nós tratamos uma diversidade muito grande de pacientes e enfermidades que os acometem. E muitas vezes, independentemente do atendimento ser por convênio ou particular, nós ficamos uma boa parte do nosso tempo de atendimento clínico ociosos, literalmente parados, aguardando a próxima consulta, devido à uma falta. Falta essa muitas vezes sem notificação alguma à nossa equipe.

Quem perde com isso, além dos profissionais, são justamente os outros pacientes que poderíamos ter encaixado no lugar do faltante. Pacientes esses que, insisto em lembrar, nos procuraram justamente por serem portadores de alguma enfermidade que precisam tratar. Em algumas áreas da saúde, em que há alta demanda por uma especialidade (como neurologia e pneumologia, por exemplo) isso pode ser ter consequências graves.

Ou seja, você como paciente também perde com a falta inadvertida de outros!

Afinal de contas, quem aqui comparece ao consultório apenas porque gosta do sinal forte do wifi ou do cafezinho? Ninguém, né?

Portanto, fica aqui o nosso apelo ao clichê: A única coisa que não pode faltar na sua consulta é VOCÊ!

E se faltar, pega o telefone e nos avise, por favor! Como citado acima, nós nos preparamos para uma eventual falta. Sempre perguntamos aos nossos pacientes agendados quando teriam disponibilidade de horário para um eventual encaixe em nossa agenda, proporcionando a ele uma possibilidade de um atendimento mais rápido.

Dessa forma, todos ganham!

Felipe Peloggia

Cirurgião-dentista e sócio-fundador da INTEGRA Odonto SJC. Escreve sobre tudo o que envolve o dia a dia dentro e fora do consultório odontológico. Atua como clínico-geral, com ênfase em cirurgia, prótese e estética dentro da reabilitação oral.

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